Lewandowski projeta indicação de novo ministro do STF após viagem de Lula – CartaCapital

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, projetou nesta sexta-feira 10 que o presidente Lula (PT) deve escolher o substituto de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal após retornar de uma viagem ao exterior.

“Essas decisões têm que ser rápidas, mas bem ponderadas. O presidente tem o tempo dele”, disse a jornalistas após participar do Fórum Esfera Internacional, em Belém (PA). Lula deve embarcar no sábado à noite para Roma, na Itália, onde participará do Fórum Mundial da Alimentação 2025. A data do retorno ainda não foi confirmada.

O ministro declarou que não foi consultado por Lula sobre a decisão, e afirmou não ter preferência. “Como brasileiro, cidadão, quero que haja alguém lá sentado na cadeira que tenha os requisitos constitucionais. Alguém com notável saber jurídico e reputação ilibada”, frisou Lewandowski.

Barroso anunciou a saída do STF nesta quinta-feira. Aos 67 anos, ele poderia ficar até 2033 no cargo, quando completaria 75 anos e teria que se aposentar. “É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas”, disse o magistrado.

A decisão deflagrou uma corrida pela vaga. Três nomes são tidos como favoritos para a cadeira no STF: o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o advogado-geral da União Jorge Messias e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União. Em outra frente, movimentos da sociedade civil defendem que Lula escolha uma mulher para o posto.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *