O Ministério das Relações Exteriores anunciou, nesta quinta-feira 9, a chegada dos brasileiros que participavam de uma flotilha humanitária, com destino a Gaza, e foram detidos por Israel.
O voo com 13 brasileiros desembarcou no Aeroporto de Guarulhos pouco depois das 10 horas da manhã. No grupo estavam ativistas, jornalistas e políticos, como a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e a vereadora Mariana Conti (PSOL), de Campinas.
Os brasileiros foram recebidos por cerca de 80 militantes que entoavam gritos de ‘Palestina Livre’. A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) participou da recepção. “A gente tem muito orgulho da missão humanitária que eles cumpriram e vai seguir denunciando o genocídio que acontece na Faixa de Gaza e lutando pela causa Palestina”, declarou a parlamentar, em um vídeo publicado nas redes sociais.
Ainda de acordo com o Itamaraty, o grupo, que integrava a flotilha Global Sumud, embarcou na quarta-feira 8 em um voo comercial que partiu da Jordânia e fez uma escala no Catar antes de retornar ao Brasil.
A pasta, em nota, agradeceu ao governo da Jordânia pela colaboração no resgate do grupo ao permitir que os ativistas saíssem de Israel pelo país. O comunicado reforça, ainda, a posição do Brasil de cobrança pelo fim do bloqueio em Gaza. “O Brasil insta, por fim, o Governo de Israel a permitir o acesso imediato e sem restrições de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, em conformidade com as obrigações previstas no direito internacional humanitário.”