Marco Rubio e Mauro Vieira conversaram sobre o tarifaço, diz Lula – CartaCapital

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversaram por telefone nesta quarta-feira 8 sobre os primeiros passos da negociação para reverter o tarifaço. A informação foi confirmada pelo presidente Lula (PT) nesta quinta-feira 9 em entrevista à Rádio Piatã, de Salvador.

“Ainda ontem [quarta] o Marco Rubio ligou para o ministro Mauro Vieira, talvez comece a ter conversa a partir de agora”, relatou o presidente. “O Brasil não quer briga. O Brasil quer paz e amor. […] Queremos manter uma relação boa, civilizada, democrática, respeitosa. Sem abrir mão de nosso conceito de democracia e de nossa soberania”, disse ainda sobre o tema.

Rubio foi escalado, na segunda-feira, para liderar a comitiva dos EUA que negociará o possível fim das tarifas de 40% contra produtos brasileiros. A escolha do secretário ocorreu durante a chamada de vídeo entre Donald Trump e Lula. O brasileiro voltou a mencionar a conversa nesta quinta-feira.

“Confesso que fiquei surpreso com a conversa [com Trump]. Era uma coisa que parecia que não ia acontecer, parecia impossível”, comentou Lula. “Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com outro. Eu o tratando de forma civilizada e ele me tratando de forma civilizada”, relatou, em seguida.

Segundo o petista, ele teria pedido, sem rodeios, que Trump colocasse um fim ao tarifaço. “Foi uma coisa extraordinária. Falei o que precisava falar. Que precisava retirar a taxação dos produtos brasileiros, que ele havia sido mal informado.”

O tom amistoso da ligação foi confirmado por Trump ainda na segunda-feira, horas depois da ligação. O republicano chegou a dizer que pretende vir ao Brasil ’em algum momento’.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *