O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira 8 que Israel e o Hamas aceitaram a primeira fase de seu plano de paz, após negociações no Egito para pôr fim à guerra em Gaza.
“Estou muito orgulhoso de anunciar que tanto Israel quanto o Hamas aprovaram a primeira fase do nosso plano de paz”, disse Trump em sua rede social Truth Social.
“Isso significa que todos os reféns serão libertados muito em breve, e Israel retirará suas tropas até uma linha acordada, como os primeiros passos rumo a uma paz forte, duradoura e eterna”, acrescentou.
Os mediadores nas negociações indiretas entre Israel e o Hamas, realizadas no Egito, anunciaram nesta quarta-feira (quinta-feira 9, na data local) na televisão egípcia que Israel e o Hamas chegaram a um acordo sobre a troca de reféns e prisioneiros, além da entrada de ajuda humanitária em Gaza.
A Al Qahera News, vinculada à inteligência estatal do Egito, informou que o entendimento “foi alcançado nesta noite em todos os termos e mecanismos para implementar a primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza”.
(Com informações da AFP).