CNU: gabarito será divulgado nesta segunda (6) e resultado no dia 12 de novembro

O gabarito oficial do Concurso Nacional Unificado (CNU) será divulgado nesta segunda-feira (6), na página da prova, vinculada à Fundação Getúlio Vargas. Não foi apontado o horário. 

A partir da próxima terça-feira (7) e na quarta-feira (8), será possível apresentar questionamentos ou recursos em relação a alguma questão ou resposta na prova.

Os resultado vão estar disponíveis no dia 12 de novembro, junto com a convocação da prova discursiva. A partir do dia 13 de novembro, os classificados na primeira fase poderão fazer o envio de títulos de qualificação.

Nesta primeira etapa, os candidatos tiveram apenas perguntas objetivas, de múltipla escolha. Os classificados na primeira fase vão participar da segunda fase do CNU no dia 7 de dezembro, que envolve questões dissertativas. 

Os portões foram fechados às 13 horas, neste domingo (5), em todos os locais de prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) no país. Não houve registros de problemas significativos na segunda edição do chamado Enem dos Concursos. Alguns inscritos chegaram atrasados e não puderam fazer a prova.

A avaliação inicial do governo federal é positiva. Responsável pela pasta que promove o CNU, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, concedeu uma entrevista coletiva em um dos locais de prova, em Brasília, apontando para os acertos desta segunda edição. Desde a segurança em relação a confidência das perguntas a uma perspectivas de maior participação, apesar do menor número de inscritos este ano.

“Apesar de ter tido menos inscrições [neste ano], são mais de 761 mil inscritos, a gente tem uma expectativa de que o comparecimento proporcional será maior. Quase 600 mil pessoas dessas 761 mil acessaram o seu cartão de confirmação, portanto olharam o seu local de prova”.

“A gente viu que existe uma demanda reprimida muito grande, por isso aquela grande inscrição. Foram pouco mais de 2 milhões de pessoas inscritas e 1 milhão de pessoas que compareceram no dia da prova. Foi o maior concurso da história, mas eram 6.640 vagas. Então era uma quantidade de vagas muito grande e cargos que estavam havia muitos anos sem concurso”, explicou a ministra.

Após a realização da segunda etapa do CNU, ao longo de dezembro e janeiro, os candidatos e candidatas devem ficar atentos aos prazos para entrar com recursos sobre as questões.

O resultado final com a primeira lista de classificação está previsto para ser divulgado em 30 de janeiro de 2026.

Em 2025, o CNU registrou 761.528 inscritos, para 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Segundo a ministra, não há previsões de novos concursos neste formato para o ano que vem.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *