Banda de coco lança novo EP com show gratuito no sítio histórico de Olinda, neste sábado

Na noite deste sábado (4), a banda olindense Coco da Liberdade lança o seu novo EP com um show gratuito no Largo do Amparo, no sítio histórico de Olinda. Além do som vibrante do coco, a noite será de ritmos latinos no tradicional bar do Ró, que recebe o DJ NK Cumbia, o Grupo Batuques de Pernambuco e a banda chilena Salsamérica, além do show vibrante de lançamento do EP Vermelho, ainda não divulgado nas plataformas de streaming. A programação começa às 18 horas.

O novo EP do Coco da Liberdade traz quatro faixas, sendo duas autorais – Vestido vermelho, de Azula Oliveira, e Ladeiras, de Artur Maia e Hélder – e duas da mestra Dona Del do Coco – Cambiteira e Castelo de Areia. O grupo celebra a parceria com a mestra de 75 anos, que é uma referência no coco de roda e na ciranda. “É a valorização e fortalecimento da arte de Dona Del, além do registro do tempo presente”, destaca o cantor e compositor Fabiano “Azula” Oliveira.

A banda foi fundada em 2018 com o objetivo de manter vida a tradição dos mestres de coco de Olinda, mas também busca dialogar com outras sonoridades afrobrasileiras e contemporâneas. A percussionista Kátia Paz considera que “o grupo consegue multiplicar e preservar as tradições a partir de uma linguagem moderna e diversa, além da rítmica da cultura popular”.

Além de Kátia (ganzá e voz) e Azula (vocal principal), compõem o grupo André Negron (tambor e segunda voz), Artur Maia (caixa, pandeiro e voz) e Leonardo Axé (congá e ilú). Com produção e direção musical de Felipe Maia, o EP Vermelho também contou com as contribuições de Izídio Oliveira e Jefferson Lira nos metais. O disco é financiado com recursos públicos federais do Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), através de seleção realizada pela Secretaria de Cultura de Olinda.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *