O ministro Edson Fachin tomou posse nesta segunda-feira 29 como Presidente do Supremo Tribunal Federal. Em seu discurso, Fachin reafirmou o compromisso do tribunal com a Constituição, a democracia, a transparência e a integridade do Judiciário.
“A independência judicial não é um privilégio e sim uma condição republicana. O Judiciário submisso, seja quem for, mesmo que seja populismo, perde sua credibilidade; a prestação jurisdicional não é um espetáculo, exige contenção”, afirmou.
Fachin também destacou o papel de Alexandre de Moraes, que assume a vice-Presidência da Corte. “Sua excelência como integrante desse tribunal merece nossa saudação e nossa solidariedade, e sempre receberá, como assim faremos, em desagravo a cada membro desse colegiado”.
Estavam presentes na posse de Fachin o presidente Lula (PT), o ex-presidente José Sarney (MDB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), além do PGR, Paulo Gonet, congressistas, ministros de Estado, ministros do STJ e o presidente da OAB, Beto Simonetti.
Leia a íntegra do discurso de Fachin
Discurso_Posse_Fachin