A condenação do ex-presidente trouxe incerteza quanto aos rumos da direita

Foto: Ton Molina / Supremo Tribunal Federal

Foto: Ton Molina / Supremo Tribunal Federal

Levantamento Datafolha divulgado neste fim de semana mostra que 54% dos brasileiros são contrários a uma eventual anistia do Congresso ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.

Outros 39% apoiam a medida, enquanto 2% se dizem indiferentes e 4% não souberam responder.

A pesquisa foi feita nos dias 8 e 9 de setembro, com 2.025 eleitores de 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando a pergunta é ampliada para todos os condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, 61% dos entrevistados rejeitam qualquer tipo de perdão. Já 33% são a favor, 5% não souberam responder e 1% se declararam indiferentes.

Condenação trouxe incerteza sobre sucessores

Segundo analistas ouvidos por esta agência, a condenação do ex-presidente trouxe incerteza quanto aos rumos da direita nas próximas eleições presidenciais. Principal nome da direita, Bolsonaro é considerado um apoio essencial para qualquer candidato da vertente política, moderado ou radical, que deseje chegar ao Planalto em 2026.

Em contraponto, a esquerda tenta aproveitar o resultado do julgamento e o desgaste causado na imagem da família do ex-presidente pela atuação de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em prol da imposição de tarifas norte-americanas contra o Brasil.

Fonte: Agência Sputnik



Repost

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *