O Agente Secreto, longa dirigido pelo diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira 15 para representar o Brasil na disputa por uma vaga categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar em 2026. O filme concorreu com os títulos Manas, de Marianna Brennand; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
Com a indicação, o longa-metragem será analisado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela cerimônia do Oscar, que escolhe os títulos para concorrer em cada categoria da premiação.
Ambientado durante a ditadura militar, o longa-metragem traz a história de Marcelo (protagonizado por Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia que decide fugir de seu passado violento e misterioso em São Paulo se mudando para Recife, cidade que acredita ser um refúgio.
O filme, apresentado em maio deste ano no Festival de Cannes, foi ovacionado durante dez minutos após a exibição e trouxe ao Brasil os prêmios de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho). Além de Cannes, longa também já foi selecionado para ser exibido em mais de 20 festivais de cinema ao redor do mundo.