'O Agente Secreto' é escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2026 – CartaCapital

O Agente Secreto, longa dirigido pelo diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira 15 para representar o Brasil na disputa por uma vaga categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar em 2026. O filme concorreu com os títulos Manas, de Marianna Brennand; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.

Com a indicação, o longa-metragem será analisado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela cerimônia do Oscar, que escolhe os títulos para concorrer em cada categoria da premiação.

Ambientado durante a ditadura militar, o longa-metragem traz a história de Marcelo (protagonizado por Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia que decide fugir de seu passado violento e misterioso em São Paulo se mudando para Recife, cidade que acredita ser um refúgio.

O filme, apresentado em maio deste ano no Festival de Cannes, foi ovacionado durante dez minutos após a exibição e trouxe ao Brasil os prêmios de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho). Além de Cannes, longa também já foi selecionado para ser exibido em mais de 20 festivais de cinema ao redor do mundo.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *