Anistia a Bolsonaro é rejeitada por 54% dos brasileiros, mostra Datafolha – CartaCapital

Um projeto para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado na última semana pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão, é rejeitado por 54% dos brasileiros, mostra uma pesquisa divulgada neste sábado 13 pelo Datafolha. Segundo a pesquisa, 39% defendem a iniciativa.

Além disso, 61% se dizem contrários a qualquer tipo de perdão aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de Janeiro. Já outros 33% são a favor da anistia aos condenados pela invasão à sede dos Três Poderes em 2023.

O instituto coletou 2.005 entrevistas em 113 municípios durante os dias 8 e 9 de setembro, antes do ex-capitão receber a sentença. Entre os entrevistados, 2% se dizem indiferentes ao assunto e 4% não souberam opinar. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

O ex-presidente foi condenado pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Com a decisão, Bolsonaro enfrenta a mais dura condenação já imposta a um ex-presidente da República no Brasil, com a pena superior a 27 anos de prisão por liderar a tentativa de ruptura democrática.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *