A Bahia atingiu, neste mês de agosto, a marca de 14.260 criminosos presos em 2025, o que representa uma média de 62 capturas por dia desde o início do ano. O número é resultado da intensificação das ações de policiamento ostensivo, investigações e operações conjuntas realizadas pelas forças de segurança estaduais e federais.
O balanço inclui a prisão de acusados de homicídio, tráfico de drogas, estelionato, assalto, estupro, entre outros crimes. Nos últimos cinco dias, três operações de grande porte, Vita, Força Total e Intervenção, retiraram das ruas 158 integrantes de facções criminosas que atuam em diferentes regiões do estado.
As operações foram coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), com atuação integrada das Polícias Militar, Civil, Técnica, Federal e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). A estratégia tem sido combinar policiamento ostensivo, uso de tecnologia e inteligência policial, além do compartilhamento de informações entre órgãos.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que o trabalho de inteligência tem sido decisivo na identificação e prisão de criminosos de maior periculosidade. “Importante destacar também que, em pouco mais de dois anos e meio, localizamos mais de 200 líderes de organizações criminosas. Realizamos prisões na Bahia e também em outros 17 estados da federação”, disse.
Ele também destacou o papel da atuação conjunta entre diferentes forças de segurança. “Estamos atuando de forma irmanada, compartilhando informações, equipamentos e doutrinas. A união de esforços é imprescindível no combate ao crime organizado”, completou Werner.
Embora os números expressem um avanço no volume de prisões e desarticulação de facções, o estado segue enfrentando desafios no enfrentamento à violência, principalmente nas áreas dominadas por grupos armados que disputam o controle do tráfico de drogas. A SSP-BA informou que as ações devem continuar intensificadas nos próximos meses, com foco em inteligência, operações cirúrgicas e cooperação entre instituições.