Quatro pessoas que integram uma organização criminosa com atuação no tráfico interestadual de animais silvestres foram presos nesta sexta-feira (22), pela “Operação Voo Livre”. Ainda durante a ação, um total de 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Poções, Iguaí e Boa Nova, na Bahia.
Um comerciante apontado como o principal articulador de vendas, dois homens envolvidos na captura e um outro responsável pelo transporte interestadual estão entre os presos. Além das prisões, diversas aves foram resgatadas e motocicletas usadas na captura dos animais foram apreendidas.
A operação é uma ação conjunta entre Ministério Público da Bahia (MP-BA), Polícia Civil (PC-BA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A investigação, ainda apontou Poções como o ponto central da distribuição dos animais silvestres, com rotas estabelecidas para o estado de São Paulo. A captura das aves era realizada principalmente em áreas de preservação, com foco no Parque Nacional de Boa Nova, já o armazenamento ocorria em residências urbanas, e a comercialização em feiras livres de Poções.
Durante o transporte interestadual em ônibus de linha, os envolvidos aliciavam passageiros para assumir responsabilidade pelos animais, para as fiscalizações.