O clima de tensão voltou a tomar conta do bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, durante a madrugada deste domingo (17). Um intenso confronto armado entre facções criminosas deixou moradores em pânico e pôde ser ouvido até o Horto Florestal, área nobre da capital. A troca de tiros começou por volta das 3h50 e durou mais de 40 minutos. “Muitos calibres envolvidos: fuzil, metralhadora, pistolas, bombas. Clima tenso no Horto”, contou uma testemunha.
De acordo com informações preliminares, o confronto teria ocorrido entre integrantes do Bonde do Maluco (BDM) e do Comando Vermelho (CV), facções que disputam o controle do tráfico de drogas na região. Moradores da Federação e do Garcia relataram momentos de desespero durante a madrugada. O barulho dos disparos obrigou famílias a se refugiar em cômodos internos das casas e prédios, na tentativa de se proteger.
Durante os disparos deste domingo, um apartamento no 14º andar do Edifício Serra do Garcia, na Alameda Filemon Andrade, foi atingido por um tiro. No momento, duas idosas estavam dentro do imóvel e entraram em estado de choque com a situação. Ninguém ficou ferido. Moradores da região afirmam que o policiamento tem sido reforçado nos últimos dias, mas a sensação de insegurança continua.