Zeekr 7X
divulgação/Zeekr
Após desembarcar no Brasil de forma discreta, diferente da chegada de marcas como BYD e GWM, a Zeekr apresentou seu terceiro modelo: o SUV médio totalmente elétrico chamado Zeekr 7X, que custa R$ 448 mil.
O 7X é maior que o modelo X e tem dimensões semelhantes às do Jeep Commander, mas com um toque de sofisticação ausente no utilitário da marca americana. Entre os itens de destaque estão:
Maçanetas escamoteáveis;
Retrovisores sem armação visível;
Alto-falantes no encosto de cabeça;
Bancos com massagem, aquecimento e ventilação;
Rede para reduzir a entrada de luz para os passageiros da segunda fileira;
Abertura elétrica de portas por botão;
Dois carregadores de celular por indução;
Central multimídia de 16 polegadas;
Projeção de rota do GPS no para-brisas.
O SUV é equipado com dois motores elétricos que entregam 646 cv de potência e 72,3 kgfm de torque, garantindo tração integral nas quatro rodas. Esse torque é superior ao da maior picape da Ford no Brasil, a F-150, que oferece 56,7 kgfm.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Zeekr 7X
De acordo com a fabricante, o Zeekr 7X acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Desempenho superior aos 4,1 segundos do Porsche 911 Carrera. A vantagem é que, diferente do esportivo alemão, o SUV acomoda até cinco ocupantes.
Para alimentar o sistema, o Zeekr 7X utiliza uma bateria de 100 kWh, que oferece autonomia de até 423 quilômetros com uma única carga. Distância suficiente para ir da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), até Curitiba (PR).
LEIA MAIS
Governo quer acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a CNH
Leilão de veículos do governo de SP tem Hilux SW4 mais barata que iPhone, e VW Spacefox a R$ 3 mil
VÍDEO: Fiat Toro 2026 segue como boa opção, mas peca pelos itens ultrapassados; veja o teste
No interior, o Zeekr 7X apresenta materiais macios ao toque em quase todas as superfícies. A central multimídia, típica dos modelos chineses, tem 16 polegadas e fica em um painel flutuante, ao lado do quadro de instrumentos digital de 13 polegadas voltado ao motorista.
Zeekr 7X por dentro
Os sistemas de assistência ao motorista e o gerenciamento das telas são controlados pelo chip Snapdragon 8295, desenvolvido exclusivamente para veículos. Ele pode ser comparado, ainda que com diferenças, ao Snapdragon 8 Gen 3 presente em smartphones como o Galaxy S24 Ultra.
Embora tenha dimensões semelhantes às do Jeep Commander, no Brasil o Zeekr 7X disputa mercado com modelos como o Ford Mustang Mach-E, versão elétrica do clássico muscle, e o Audi Q6 e-tron.
O Mustang Mach-E oferece menos equipamentos, tem potência inferior e custa R$ 486 mil. Já o Audi Q6 e-tron é mais completo, possui porte semelhante ao 7X e tem preço inicial de R$ 559.990.

Quem é a Zeekr?
A Zeekr é uma empresa chinesa, fundada em 2021 pelo grupo Geely, que tem outros nomes como Volvo, Lotus e Smart. O objetivo de sua criação é de competir com marcas já bem estabelecidas no mercado internacional de veículos elétricos, como a americana Tesla.
Os primeiros veículos foram lançados em 2021 e neste mesmo ano a Zeekr auxiliou o desenvolvimento do sistema de táxi autônomo utilizado pela Waymo, para o serviço Waymo One que funciona em algumas cidades dos Estados Unidos.
A Zeekr já vendeu 340 mil carros globalmente, em um leque de sete modelos desenvolvidos. A companhia está presente em mais de 35 países como Israel, Alemanha, Austrália, Suécia, México, Colômbia, Uruguai e Costa Rica.
No Brasil, a Zeekr já tem algumas concessionárias prontas para iniciar as vendas. Elas estão espalhadas nos estados:
Rio Grande do Sul;
Santa Catarina;
Paraná;
São Paulo;
Rio de Janeiro;
Espírito Santo;
Pernambuco;
Distrito Federal.
A marca prometeu oito anos de garantia para a bateria dos carros vendidos no Brasil, cinco anos de garantia para o veículo e atendimento para motoristas que podem ficar sem carga.
*Reportagem em atualização.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *