‘EUA não podem se enganar’ – CartaCapital

Em visita a Porto Velho (RO) na sexta-feira 8, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que, apesar da importância dos Estados Unidos para o comércio exterior, o principal destino das exportações do país é hoje a China e o continente asiático.

“No momento em que o multilateralismo está sendo ameaçado, nós temos que respeitar os Estados Unidos. Precisamos dos Estados Unidos como parceiros comerciais. Mas os Estados Unidos não podem se enganar: o nosso maior parceiro comercial hoje é a China, é a Ásia”, disse.

A declaração foi dada ao lado do presidente Lula (PT), durante o anúncio de investimentos no estado e a apresentação do projeto de uma ferrovia bioceânica. A obra, segundo Tebet, será “a primeira a integrar dois oceanos”, partindo da Bahia, cruzando o Centro-Oeste e a região Norte, até chegar ao porto peruano de Chancay, no Pacífico, com apoio chinês.

“Nós vamos continuar na mesa de negociação, como disse o presidente, para que o nosso café e nossos produtos saiam da sobretaxa. Mas estamos fazendo o nosso dever de casa, integrando a América do Sul”, completou.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *