Lula sanciona lei do consignado para CLT com vetos a trechos sobre dados pessoais – CartaCapital

Uma pesquisa divulgada neste sábado 2 pelo instituto Datafolha aponta estabilidade na avaliação do governo chefiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em meio à disputa com os Estados Unidos após o anúncio do tarifaço de Donald Trump. O Datafolha, portanto, diverge de outros institutos de pesquisa, que captaram evoluções na avaliação do petista.

Segundo o Datafolha, 29% dos eleitores afirmam que o governo é “ótimo” ou “bom”. No levantamento anterior, em 12 de junho, eram 28% – a oscilação foi dentro da margem de erro. O percentual dos que avaliam o governo como “ruim” ou “péssimo” foi de 40% nas duas pesquisas.

Confira os números da avaliação do governo, segundo o Datafolha:

“Bom” ou “ótimo”: 29% (eram 28% em junho)
“Regular”: 29% (eram 31%)
“Ruim” ou “péssimo”: 40% (eram 40%)
Não opinaram: 1% (eram 1%)

O Datafolha realiza levantamentos semelhantes regularmente. A última vez em que a avaliação positiva de Lula superou negativamente a negativa, segundo o instituto, foi em dezembro de 2024 (35% contra 34%).

A pesquisa divulgada neste sábado ouviu 2.004 pessoas, entre os dias 29 e 30 de julho. As entrevistas, presenciais, foram realizadas em 130 cidades do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Outros levantamentos

O anúncio do tarifaço foi feito por Donald Trump em 9 de julho. De lá para cá, diferentes institutos de pesquisa que fizeram levantamentos sobre a avaliação do governo mostraram cenários de recuperação de terreno para Lula – embora ainda mostrem que a desaprovação é alta.

O mais recente deles foi publicado nesta semana pelo PoderData. A diferença entre os que desaprovam e os que aprovam o governo caiu de 19 pontos percentuais (em maio) para 11.

Na semana seguinte ao anúncio de Trump, levantamentos feitos pela Quaest e pela AtlasIntel também tinham indicado que o cenário para Lula era melhor que nos meses anteriores.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *