O Corpo de Bombeiros segue com o trabalho de rescaldo na região do Comércio, em Salvador, após um incêndio de grandes proporções atingir um prédio na noite da última quarta-feira (16). As chamas, que começaram por volta das 23h, já foram controladas, mas as equipes continuam atuando para evitar a reignição do fogo e garantir a segurança no local. Dos quatro edifícios atingidos, dois deles estavam desativados.
Além dos caminhões do Corpo de Bombeiros, um caminhão-pipa da Embasa foi deslocado para auxiliar no abastecimento de água. Segundo a tenente-coronel Érica Prado, que está à frente da operação, o trabalho agora se concentra na identificação de possíveis focos de calor remanescentes. “Estamos verificando se ainda há indícios de foco para que não ocorra reignição e propagação do fogo. Nos prédios atingidos ao lado, as chamas já foram controladas”, afirmou a oficial.
A origem do incêndio ainda está sob investigação. Há informações de que o fogo teria começado em um prédio abandonado onde pessoas em situação de rua costumavam se abrigar, mas o Corpo de Bombeiros ainda não confirma essa hipótese.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também acompanha a ocorrência. O diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo, informou que parte da Rua Portugal será liberada para passagem de pedestres ainda nesta manhã. No entanto, a via principal da Rua Plínio Martins permanecerá interditada, por questões de segurança.
Funcionários de um call center que funciona nas proximidades do local do incêndio foram liberados do expediente e aguardam nova vistoria da Codesal para saber se poderão retornar ao prédio ainda hoje. O trabalho das equipes deve se estender ao longo de toda esta quinta-feira (17). A recomendação é que a população evite transitar pela área até a liberação completa das vias e dos imóveis atingidos.