'Vocês não têm noção da nossa preocupação' – CartaCapital

Com o julgamento pela trama golpista na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal se aproximando, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não descartou a possibilidade de ir preso e fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes.

“Tudo pode acontecer hoje em dia. Olha o Braga Netto, nunca vi uma prisão preventiva durar tanto tempo assim (…) É uma pessoa que sequestrou o Supremo Tribunal Federal [Alexandre de Moraes] e faz o que bem entende”, afirmou em entrevista ao portal Poder360.

Depois, Bolsonaro voltou atrás e rejeitou a possibilidade: “Não cogito prisão. Eu não fiz nada para perder minha liberdade, o mais sagrado que temos”.

Bolsonaro ainda disparou contra o procurador-geral, Paulo Gonet, responsável pelo pedido de prisão ao Supremo Tribunal Federal, e repetiu o discurso de que o processo se trata de uma perseguição política. “Eu não queria estar nessa situação, uma acusação absolutamente estapafúrdia”, disse.

No documento de mais de 500 páginas, Gonet reforçou que Bolsonaro usou o cargo que ocupava para articular sua permanência no poder. “O réu agiu de forma sistemática, ao longo de seu mandato e após sua derrota nas urnas, para incitar a insurreição e a desestabilização do Estado Democrático de Direito”.

Nas alegações finais, a procuradoria pede que o ex-presidente seja condenado por cinco crimes, sendo eles: liderar organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, a pena máxima pode chegar a 46 anos.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *