A programação do feriado estadual de 2 de Julho na Bahia continua nesta terça-feira (1º) marcada por muita cultura, eventos cívicos e religiosos.
As celebrações pela independência do Brasil na Bahia seguem a partir das 16h, com a cerimônia cívica de chegada do Fogo Simbólico no Largo de Pirajá, onde autoridades vão realizar o hasteamento das bandeiras, acender a pira e depositar flores no túmulo do General Labatut, militar francês fundamental na organização e liderança das forças brasileiras contra as tropas portuguesas. O Hino Nacional será executado pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia e um show do Cortejo Afro encerrará a noite no palco montado no Largo Pirajá.
Também nesta terça-feira, a partir das 19h15, a Academia de Letras da Bahia realiza o encontro virtual 2 de Julho – Aspectos Históricos e Culturais, transmitido pelo canal da academia no Youtube. O evento terá quatro assuntos principais, sendo um deles a fala do presidente da academia, Aleilton Fonseca sobre o livro O dia em que o povo ganhou, romance histórico de Joel Rufino. A escritora Maribel Barreto também falará sobre a consciência da mulher baiana representada por Maria Quitéria, Maria Filipa e Joana Angélica, abordando a vida destas figuras femininas que participaram do processo de independência do Brasil na Bahia.
Na quarta-feira (2), dia do feriado estadual, 10 filarmônicas de diferentes cidades baianas, com mais de 400 músicos, realizarão o tradicional cortejo saindo do Instituto de Educação Isaías Alves, no Centro Antigo de Salvador, com destino ao Terreiro de Jesus. A concentração acontece a partir das 7h.
Em paralelo, durante todo o dia, estão previstos shows em 4 centros de culturas populares e identitárias de Salvador: nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’água – todos gratuitos; além de show pago na Praça das Artes. Também está prevista nos festejos a participação do presidente Lula, que deve chegar a Salvador ao fim da tarde desta terça.
A programação pelo feriado de 2 de Julho em Salvador segue até o próximo dia 13. O cortejo “Volta da Cabocla”, que leva as imagens do Caboclo e da Cabocla do Campo Grande para o Pavilhão Dois de Julho, na Lapinha, será no dia 5 de julho. As imagens são símbolos da luta do povo baiano pela libertação do Brasil do domínio de Portugal.
Estão previstos ainda shows, o Baile da Independência, a Festa de Labatut, o 3º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro, e a missa na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá.
Os dias e horários de todos os eventos estão disponíveis nas redes sociais da Fundação Gregório de Matos e da Secretaria Municipal de Cultura.