O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o Irã, na noite deste sábado 21, após as Forças Armadas norte-americanas atacarem três instalações nucleares iranianas.
“Lembrem-se de que ainda há muitos alvos”, disse o magnata em um pronunciamento de cerca de quatro minutos na televisão. “Se a paz não vier rapidamente, atacaremos outros alvos com precisão, velocidade e habilidade.”
Sem paz, prosseguiu Trump, haverá uma “tragédia” pior do que se viu nos últimos dias. No discurso, ele também argumentou que o Irã não representa uma ameaça apenas para Israel, mas para os norte-americanos. “Há 40 anos, o Irã diz: ‘Morte à América, morte a Israel’”, acrescentou.
Logo após o pronunciamento, Trump reiterou sua ameaça em publicação nas redes sociais: “Qualquer retaliação do Irã contra os Estados Unidos será recebida com uma força muito maior do que a que foi testemunhada nesta noite”.
Israel lançou um ataque massivo em 13 de junho contra centenas de instalações militares e nucleares iranianas, matando autoridades de alto escalão e cientistas nucleares do país.
Teerã nega que busque desenvolver armas atômicas e defende seu direito a um programa nuclear civil. Os ataques entre os dois países continuam.
Assista ao discurso de Trump: