Um morador da Ilha de Itaparica, encontrou, na tarde da última quinta-feira (20), uma rocha que ele acredita ser um fragmento de meteorito.

O Empresário Rodrigo Andrade relatou que caminhava na praia quando encontrou o objeto dentro da água, na maré seca entre as localidades de Conceição e Barra Grande. Ele informou que a pedra pesa em torno de 400 gramas e tem uma tonalidade esverdeada. Rodrigo falou que pretende levar o fragmento para ser analisado.

Fotos feitas com o auxílio de uma lupa

Para ter valor e ser reconhecido oficialmente como meteorito, o material precisa ser submetido para análise em um laboratório autenticado, sendo que são poucos os laboratórios que fazem esse tipo de serviço em todo o mundo. No Brasil, o Museu Nacional é o maior centro de pesquisa em meteoritos e faz a análise gratuitamente. Para que ela seja feita, a pessoa interessada, obrigatoriamente, precisa enviar uma amostra de 100 gramas ou 30% do suposto meteorito (o que for menor). Uma parte dessa amostra tem que ficar depositada no Museu Nacional, e outra parte é utilizada para realizar as análises e pesquisas.

De acordo com especialistas, existe um mercado de pessoas interessadas nesses tipos de objetos e os valores podem variar entre R$ 200 e R$ 500 por cada 100 gramas de fragmento.

Fonte: AloJuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *