Um fato, incomum e polêmico, foi registrado na tarde dessa quarta-feira (19), no Centro da capital baiana. Dois funcionários de órgãos distintos da prefeitura, a Transalvador e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), se envolveram em um entrave na Avenida Sete de Setembro, nas proximidades do Relógio de São Pedro.
Segundo relatos dos servidores da SEMOP, a equipe chegou ao local para realizar uma fiscalização e, ao estacionar a viatura, solicitou autorização ao agente de trânsito que estava presente. Os prepostos afirmam que receberam permissão para parar, mas foram surpreendidos quando o mesmo agente, posteriormente, multou o veículo enquanto estava parado.
Os servidores da SEMOP registraram o momento em vídeos. Eles destacaram que o agente da Transalvador não estava utilizando o veículo oficial do órgão, mas sim um carro particular e descaracterizado.
Uma denúncia anônima, não confirmada, revelou que essa prática de multar veículos da própria prefeitura é considerada comum entre os agentes da Transalvador. “É praxe eles multarem os veículos da própria prefeitura, já que quem paga a multa é o condutor e não mais o órgão”, declarou a fonte. O denunciante ainda afirmou que essa situação tem gerado diversos problemas entre motoristas de outras secretarias e os agentes de trânsito.
Até o fechamento desta matéria, nossa equipe procurou respostas junto à Transalvador e à Secretaria Municipal de Ordem Pública. No entanto, não obtivemos retorno sobre a situação e as práticas mencionadas pelos envolvidos.