Desde janeiro, o programa Benevides Recicla coletou 58,3 toneladas de resíduos sólidos no município para reciclagem.
A iniciativa é uma parceria entre a Natura, a prefeitura de Benevides, a cooperativa ReciclaBen e a ONG Espaço Urbano.
De acordo com a Natura, essa ação evitou a emissão de aproximadamente 98,7 toneladas de gases de efeito estufa no período.
Além disso, o projeto promove a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e fortalece a coleta seletiva na cidade.
Entre abril e outubro, cerca de 12 toneladas de resíduos pós-consumo foram encaminhadas para a cooperativa parceira do programa. Isso mostra o impacto crescente da iniciativa na promoção da economia circular.
Engajamento cresce com apoio de várias entidades
Atualmente, 41 organizações locais estão envolvidas no Benevides Recicla. Entre elas estão secretarias municipais, ONGs, escolas e empresas privadas.
Segundo a Natura, mais de 12 mil pessoas já foram impactadas pela iniciativa. Esse número representa 20% da população de Benevides, e a meta é atingir 50% até o próximo ano.
Para aumentar a adesão, o programa utiliza campanhas educativas e ferramentas de gamificação. Assim, incentiva práticas sustentáveis de forma lúdica e recompensadora.
Gamificação incentiva práticas sustentáveis
Uma das estratégias do programa é o sistema de “Moedas Humanitárias”. Por meio dele, os moradores podem trocar recicláveis por alimentos, roupas e acesso a atividades culturais e esportivas nos Espaços Eco Troca.
Além disso, a ONG Espaço Urbano implementou ações como o Recicla Game, que oferece prêmios às entidades parceiras. Outra campanha, chamada “Seu Reciclável Vale Prêmios”, permite que a população concorra a recompensas ao descartar materiais de forma correta.
De acordo com Roseli Barbosa, gestora da ONG, essas ações ajudam a mudar a percepção sobre materiais recicláveis. “A gamificação incentiva a coleta seletiva e reduz a poluição, além de mitigar mudanças climáticas”, afirma.
Capacitação
A Natura também contribui diretamente para o programa ao doar resíduos gerados no Ecoparque, seu complexo industrial sustentável. Em 2024, foram enviadas 46 toneladas de papelão à cooperativa parceira.
Além disso, a empresa investe na capacitação técnica de catadores e na melhoria da infraestrutura das cooperativas. Sergio Talocchi, gerente de Cadeias Sustentáveis, destaca que a união de atores sociais foi essencial para alcançar os resultados.
Compromissos de longo prazo
Desde 1983, a Natura é pioneira em ações de circularidade, sendo a primeira empresa de cosméticos no Brasil a adotar refis. Com isso, evita a geração de mais de 2 mil toneladas de resíduos por ano.
Atualmente, 86,2% das embalagens da Natura já são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. A empresa tem a meta de atingir 100% até 2030, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a economia regenerativa.
Carbono neutro desde 2007, a Natura lançou em 2024 um novo plano climático. A meta é zerar emissões nos escopos 1 e 2 e reduzir o escopo 3 em 42% até 2030.