A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega a mais sete postos SAC no interior do Estado a partir desta quinta-feira, 29. A ampliação no interior segue agora para os postos SAC Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença. O atendimento para a emissão da CIN é realizado exclusivamente mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo aplicativo ou portal do governo (ba.gov.br), ou pelo call center: (71) 4020-5353 para ligações de celular, e 0800 071 5353 para ligações de fixo.

Em razão da implantação da CIN, a emissão do antigo RG foi suspensa nos dias 26, 27 e 28 de agosto nessas unidades. No entanto, quem já solicitou o antigo documento pode retirá-lo sem necessidade de agendamento, apresentando apenas o protocolo de solicitação. A emissão da CIN na Bahia é conduzida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb).

A primeira via da CIN é gratuita e utilizará o CPF como número único de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Se a certidão estiver plastificada, é exigida também uma cópia. A CIN permite ainda a inclusão de outros documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de condições de saúde e outras informações, como tipo sanguíneo e opção de doação de órgãos.

Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, se solicitado. Caso haja alteração no nome da certidão de nascimento, prevalecerá o novo registro. A CIN também conta com uma versão digital, disponível no GOV.BR três dias após a impressão, e possui um QR Code para verificação de autenticidade.

O antigo RG continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN terá validade de acordo com a faixa etária: cinco anos para crianças de 0 a 12 anos, dez anos para cidadãos de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos. Para mais informações, os cidadãos podem acessar os sites oficiais do Saeb e do SAC ou entrar em contato pelos números de telefone mencionados.



Fonte: AloJuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *