109 volumes de produtos, com valor estimado em R$ 218 mil, foram apreendidos nesta sexta-feira (23) pela Receita Federal durante a Operação Comércio Legal, realizada em Salvador. A ação teve como objetivo retirar calçados falsificados do mercado e contou com a colaboração do Decon da Polícia Civil. Três estabelecimentos no centro da cidade foram alvos da ação, selecionados com base em técnicas de análise de risco e monitoramento.
A iniciativa visa combater a concorrência desleal contra negócios que comercializam produtos originais e recolhem os tributos devidos, além de proteger os consumidores de possíveis danos à saúde e ao meio ambiente causados por produtos falsificados.
Desde o início do ano, outras operações semelhantes foram realizadas em diversas cidades da 5ª Região Fiscal, totalizando 1.287 volumes apreendidos, no valor de R$ 2.574.000,00. Produtos falsificados são encaminhados ao Ministério Público para ações penais, enquanto peças produzidas no país são investigadas pela Polícia Civil. Veja vídeo: