Investing.com – Investidores estarão atentos na próxima semana para dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos e Europa, aos últimos indicadores financeiros da temporada de balanços brasileira e atividade econômica, assim como vão destrinchar a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária () do Banco Central.
Agenda local e calendário de balanços
Como o Copom não seguiu o forward guidance anterior e reduziu o ritmo de cortes na de 0,5 ponto percentual para 0,25 ponto percentual, analistas de mercado buscarão entender os argumentos de um colegiado dividido na terça-feira, mesma data em que serão divulgados dados do crescimento do setor de serviços. Na quarta, é a vez do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (), enquanto o IGP-10 de maio será divulgado na quinta. Na sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
A temporada de balanços do primeiro trimestre de companhias negociadas na bolsa de valores brasileira vai chegando ao fim, com destaque para divulgação de dados da Petrobras (BVMF:) BTG (BVMF:), Raízen (BVMF:), Hapvida (BVMF:), Natura (BVMF:), Azul (BVMF:) e IRB (BVMF:) na segunda, enquanto a terça contará com dados de Nubank (BVMF:), XP (BVMF:), Marfrig (BVMF:) e Gol (BVMF:).
VEJA: Calendário de balanços completo
Agenda internacional
No cenário externo, o Reino Unido divulga a taxa de desemprego na terça, data também dos preços ao produtor nos Estados Unidos e de discurso de , presidente do . Na quarta, os países que fazem parte da Zona do Euro conhecem os dados do crescimento do Produto Interno Bruto (), assim como o Japão, enquanto os EUA divulgam dados de inflação ao consumidor e vendas no varejo de abril. A quinta será de produção industrial japonesa, chinesa e americana, pedidos de seguro-desemprego e relatório de empregos Fed Filadélfia nos EUA, vendas no varejo e desemprego na China. Na sexta, será o foco na Zona do Euro.
remova os anúncios
.
O destaque semanal na agenda internacional será a . “Com os investidores agora esperando firmemente que o Fed comece a cortar as taxas após o verão, o último relatório de inflação do IPC provavelmente será fundamental para determinar as medidas políticas do banco central dos EUA no segundo semestre de 2024”, aponta Jesse Cohen, analista do Investing.com.
*
Precisa de ajuda para navegar nos mercados? InvestingPro é para você!
Seja você busca conquistar orientações sobre investimentos ou procura por ferramentas que permitam escolher as ações corretas do ou dos mercados globais por conta própria, o InvestingPro tem algo a oferecer.
Você encontrará estratégias de IA, indicadores exclusivos, dados financeiros históricos, notícias profissionais e muitos outros serviços para sempre manter uma vantagem nos mercados e saber quais ações comprar e quais evitar.
E os leitores de nossos artigos têm por tempo limitado um desconto especial nas assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos, graças ao código promocional INVESTIR a ser inserido na página de pagamento.
Inscreva-se agora! E não esqueça o código promocional “INVESTIR”, válido para assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos!
Veja como aplicar o cupom no vídeo abaixo: