Uma pesquisa da Conexa, realizada entre janeiro e abril com 1.174 colaboradores, revelou que 76,3% acreditam que seus gestores afetam seu bem-estar no trabalho.
Entre os que se sentem influenciados, 37,5% apontaram a ansiedade como o principal sentimento causado pela liderança, seguida de calma (19,3%), estresse (17,5%), orgulho (16,5%) e inferioridade (9,2%).
Causas de ansiedade e estresse
Rui Brandão, vice-presidente de Saúde Mental da Conexa, explicou que muitos funcionários enfrentam ansiedade e estresse devido a pressões e falta de suporte.
A ansiedade é frequentemente causada por falta de clareza, sobrecarga de trabalho, comunicação ineficaz, insegurança no emprego e microgerenciamento.
Já o estresse é gerado por pressão constante, falta de controle, má comunicação, reconhecimento insuficiente e ambiente tóxico.
Pressão e produtividade
A pesquisa mostrou que 54,7% dos entrevistados sofrem estresse quando seus gestores repassam a pressão recebida. Essa pressão excessiva pode prejudicar o desempenho e o bem-estar.
Quase metade dos entrevistados (49,7%) acredita que a pressão não aumenta a produtividade, enquanto 36,7% acham que, às vezes, pode influenciar positivamente. Apenas 11,8% consideram que a pressão aumenta a produtividade.
Delegação de tarefas
Menos da metade dos colaboradores (44,2%) acredita que seus gestores sabem delegar tarefas eficazmente. Outros 31,8% acham que os gestores às vezes delegam bem, e 21,3% acreditam que não sabem delegar.
Isso indica problemas na gestão de tarefas e responsabilidades, levando a sobrecarga de trabalho para gestores e subutilização das habilidades da equipe.
Tom de voz e comportamento
A psicóloga Carolina Porfírio avaliou o tom de voz e a socialização dos gestores. A maioria (69,2%) não eleva o tom de voz ou ameaça subordinados, mas 14,1% ainda enfrentam esse comportamento frequentemente.
Entre os colaboradores, 37% mantêm a serenidade quando o chefe eleva o tom de voz, enquanto 31,1% ficam estressados ou nervosos.
Outros 22,9% já se acostumaram com o comportamento do gestor, e 8,5% se sentem assustados.
Socialização entre gestores e colaboradores
A pesquisa também analisou a socialização entre gestores e colaboradores, com 49,4% dos funcionários relatando momentos de socialização como almoços e eventos de lazer.
A maioria (56,1%) acredita que seus gestores contribuem para um bom ambiente de trabalho, enquanto 15,5% discordam.
A psicóloga destaca que investir no desenvolvimento das habilidades de liderança dos gestores pode melhorar o ambiente de trabalho.