O Exército brasileiro anunciou que assinou o contrato para comprar 420 viaturas blindadas Guaicurus da fabricante italiana Iveco. O dinheiro para o contrato, orçado em 1,4 bilhão de reais, vai sair do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
As entregas das viaturas estão previstas para ocorrerem nos próximos 10 anos. O contrato abarca ainda o serviço de integração do sistema de armas automatizado e de comando e controle.
As viaturas têm como funções principais o transporte de tropas e o suporte em operações militares. A iniciativa faz parte do Programa Estratégico Forças Blindadas (PEE F Bld) do Escritório de Projetos do Exército.
Segundo o exército, o investimento possibilitará a construção de infraestrutura local no Brasil para a montagem das viaturas.
“Bem como a fabricação de componentes em território nacional, o que fomentará a Base Industrial de Defesa (BID) pelos próximos 30 anos, envolvendo a capacitação de mão de obra qualificada e a geração de novos empregos diretos e indiretos”, disse em nota.