O Banco Central divulgou hoje o Panorama do Sistema de Consórcios (PSC), referente ao ano de 2023. O PSC é publicado anualmente e apresenta uma análise agregada do segmento e sua evolução, trazendo informações de interesse público e contribuindo para a transparência do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
O PSC mostra que o segmento de Consórcios novamente fechou o ano com alta nos principais indicadores, destacadamente os financeiros, em comparação com o ano anterior, mantendo a tendência de crescimento observada nos últimos anos.
O total de recursos coletados pelo segmento no ano aumentou 17,8%, enquanto, ao final de 2023, o volume de recursos a coletar e a carteira apresentaram alta de 24,9% e 15,5% em relação a dezembro de 2022. No mesmo sentido o total de cotas comercializadas cresceu 7,0% e o total de cotas ativas ao final de 2023 era 9,7% em comparação com o observado no ano anterior. O crescimento nos principais indicadores ocorreu de forma consistente em todos os tipos de bens, com destaque para o segmento de imóveis.
Destaca-se ainda o montante de valores devolvidos de Recursos Não Procurados (RNP) pelas administradoras de consórcios, via SVR (Sistema de Valores a Receber), com pouco mais de R$ 1,45 bilhões devolvidos em 2023. Apesar disso, o saldo de RNP voltou a crescer, com alta de 15% no ano.
As ações de saneamento promovidas pelo BC ao longo do ano fizeram com que cinco administradoras deixassem de operar, fechando 2023 com 136 administradoras ativas, das quais 130 administravam grupos ativos, uma a mais do que no ano anterior.