O proprietário de dois animais está denunciando uma ação realizada na manhã de hoje (05/07) na rua Rodrigo Argolo, no Rio vermelho, em Salvador. De acordo com ele, guardas civis municipais e agentes da Transalvador fizeram a apreensão dos cavalos de maneira arbitrária e sem justificativa, já que eles não estavam soltos em via pública, mas presos a uma árvore em um terreno particular.
Toda a ação foi filmada, e nas imagens é possível ver que o carro que fez o transporte dos animais não possui nenhuma identificação que comprove ser do órgão de trânsito. O dono dos cavalos também fez imagens do local onde eles eram mantidos e mostrou que não havia uma situação de maus-tratos, já que os animais estavam bem cuidados e alimentados.
Ainda segundo o homem, ele foi orientado a procurar a sede da Transalvador para reaver os animais, mas informa que já esteve no local e até o momento não há nenhum registro de ocorrência sobre o caso no órgão.
Outra informação passada é que ele foi empurrado por um dos guardas civis envolvidos na apreensão, os quais fazem parte da equipe de segurança do Parque da Cidade.
Em nota a Guarda Civil Municipal informou que prestou apoio a Diretoria de Proteção Animal, para a retirada de dois cavalos que estavam amarrados em uma praça. Ainda segundo o órgão um cidadão que se identificou como proprietário, filmou toda a ação, não existindo nenhum tipo de contato físico com o mesmo.
Já a Transalvador informou que é responsabilidade do órgão dar suporte ao recolhimento de animais de grande porte que estejam causando risco à segurança no trânsito. Segundo eles, o tutor dos animais pode recuperá-los após quatro dias, tempo necessário à realização de exames e vacinação. Se confirmado o estado saudável, os animais estarão aptos a serem retirados pelo proprietário, mediante comprovação da tutela e pagamento de taxas de remoção e estadia.
Veja vídeo da denúncia: