Após reportagem investigativa publicada com exclusividade aqui no Alô Juca, as denúncias de improbidade administrativa contra o prefeito da cidade baiana de Iaçu, Nixon Duarte, repercutiram na edição online da revista Veja, com a manchete “O caso do prefeito de Iaçu, na Bahia, e a arte de roubar dos pobres”. Na matéria, o repórter Hugo Marques afirma que o “prefeito teria usado ‘laranja’ e empresa ‘fantasma’ para desviar dinheiro de cidade que vive em extrema pobreza”.
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) apresentou denúncia no mês passado por dano ao erário público. O prefeito teria desviado dinheiro dos cofres do município na construção de quatro estações de tratamento de água e uma quadra poliesportiva. De acordo com a denúncia, a empresa que venceu a licitação para realização das duas obras, a GB Transportes e Serviços, pertenceria ao próprio prefeito Nixon, embora esteja no nome de um mecânico da cidade, que seria o ‘laranja’ na operação.
O prefeito divulgou nota à revista Veja sobre a acusação. Segundo ele, o caso é político e sua gestão tem a aprovação de mais de 70% da população. Ele afirmou também que as denúncias são falsas e foram feitas por adversários políticos. Diz também que nada sabe sobre a empresa fantasma, não conhece o mecânico e está à disposição das autoridades.
CASO IAÇU GATE: Prefeito Nixon é denunciado por improbidade administrativa