
Uma pesquisa Quaest divulgada neste domingo 21 aponta que 49% dos eleitores acreditam que o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP) vai até o fim com sua candidatura à Presidência. Outros 38% acham que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está usando sua candidatura para negociação política.
A candidatura de Flávio tem sido questionada após, poucos dias após se lançar como pré-candidato, o senador afirmar que existiria uma possibilidade de não ir até o fim na disputa pelo Palácio do Planalto. “Eu tenho preço para isso. Eu vou negociar. Eu tenho preço para não ir até o fim”, disse. Depois, volto atrás e classificou sua candidatura como “irreversível”.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.
Ainda conforme a pesquisa, 13% não sabem ou não responderam. O recorte dos que se identificam como bolsonaristas é o que mais acredita na candidatura de Flávio: 81%, contra 12% avaliam que ele quer usar o nome para negociar. Já entre eleitores de direita não bolsonarista, 66% dizem que o senador vai até o final; 26% avaliam que a candidatura será usada como moeda de troca.
Entre lulistas, 57% afirmam que a candidatura é para negociar politicamente 32% acham que ele vai até o fim. Já nos eleitores de esquerda não lulista o percentual vai a 56% contra 35% dos que acham eu a candidatura é real.
Veja os números:
Bolsonaristas
81% dizem que Flávio vai até o fim;
12% afirmam que ele quer negociar;
7% não sabem ou não responderam.
Direita não bolsonarista
66% dizem que Flávio vai até o fim;
26% avaliam que a candidatura é para negociar;
8% não sabem ou não responderam.
Independentes
46% dizem que Flávio vai até o fim;
37% afirmam que ele quer negociar;
17% não sabem ou não responderam.
Esquerda não lulista
35% dizem que Flávio vai até o fim;
56% avaliam que ele quer negociar;
9% não sabem ou não responderam.
Lulistas
32% dizem que Flávio vai até o fim;
57% afirmam que a candidatura é para negociar;
11% não sabem ou não responderam.
